domingo, junho 08, 2014

Crónica da final: Benfica vence Porto em final com um pouco de tudo!

O Benfica venceu no fim de dia de hoje a final da Taça de Portugal, realizada em Turquel, frente ao maior rival: o FC Porto. Tal como o título indica, uma final com pouco de tudo, para o bom e para o mau... emoção, expulsões, golos, muitos adeptos para ambos os lados, como qualquer amante da modalidade gosta de ver nos pavilhões de hóquei em patins!

Carlos Lopez foi um dos destaques da final!
Quanto ao jogo em si, o Porto até começou melhor na partida com golos aos 6' e 9' minutos da primeira parte, por intermédio de Barreiros e Jorge Silva. Aos 13', Valter Neves concretizou uma grande penalidade favorável aos encarnados. O mesmo Valter Neves havia falhado uma igual ocasião 4 minutos antes. Assim sendo, o jogo chegava a intervalo com o resultado em 2-1, favorável aos comandados de "Tó" Neves.

Tuco igualou o marcador, no abrir da 2ª parte.
(foto: Catarina Maria)
Na segunda parte, o Benfica entrou forte e com vontade de dar a volta ao marcador. Esteban Abalos foi quem marcou primeiro na segunda metade de jogo, aos 8' da segunda parte. Aos 12', Caio teve a oportunidade de voltar a colocar os azuis e brancos em vantagem, mas falhou um livre directo sequencial da 10ª falta do Benfica.

No minuto seguinte, chegou a 10ª falta da equipa portista e um livre directo favorável ao Benfica que Valter Neves não desperdiçou. Aos 16', e na sequência de uma grande penalidade, nova bola parada favorável ao Benfica e novamente o capitão com a responsabilidade de marcar, o que acabou por acontecer na recarga e com nota artística incluída! 4-2 para o Benfica e começava a moldar-se a reviravolta...

Aos 17' começou o "festival" de cartões. Reinaldo Ventura - ou "Rei" como é conhecido no seio da modalidade - foi o primeiro a ver a cartolina encarnada, aos 17'. O Benfica faz assim o 5-2, por intermédio de João Rodrigues, a jogar em Power Play. Dois minutos volvidos e nova expulsão para o FC Porto, desta vez para Jorge Silva. Novamente em situação de Power Play, Carlos Lopez coloca o resultado em 6-2. Antes disso, já Valter Neves tinha falhado novo livre directo.

Aos 22', com o jogo praticamente decidido, o Benfica acabou por chegar à 15ª falta que permitiu a Hélder Nunes tomar o gosto ao stick. O jovem prodígio da equipa portista fez o seu dever e, diga-se de passagem, com um bom pormenor, a colocar a bola por entre as pernas do guardião encarnado (6-3). Aos 23' chegou a 15ª falta da equipa portista, mas Carlos Lopez não consegue concretizar o livre directo de que beneficiou. Na sequência deste mesmo livre, Edo Bosch agride o argentino e vê também o cartão vermelho, beneficiando o Benfica de nova bola parada... desta vez uma grande penalidade que João Rodrigues concretizou em golo (7-3).

Já no último minuto de jogo, Pedro Nunes premiou o jovem Guilherme Silva e este disse «presente» à oportunidade dada na final da Taça de Portugal, fazendo o 8-3 para o Benfica, resultado com que terminaria o jogo! A pouco segundos do fim, ainda tempo para uma "picardia" entre Miguel Rocha e Caio, resolvida com um cartão azul para ambas as partes.

Barreiros e companhia não conseguiram
revalidar a Taça que pertencia ao FCP.
(foto: Catarina Maria)
Com este desfecho, o Benfica iguala o FC Porto no número de Taças de Portugal já conquistadas - 14 para cada lado. Vale lembrar que o 3º clube com mais Taças de Portugal é o OC Barcelos que, tal como o Sporting, conta com 3 conquistas... embora o clube minhoto tenha participado em mais uma final do que os "leões". A equipa encarnada já não vencia esta competição desde 2010, ano em que venceu a Física de Torres Vedras na final, por 6-1.

Quanto ao FC Porto, que era até agora o detentor do troféu, vê assim "fugir" a Taça para os rivais de Lisboa e perde também a oportunidade de disputar, na próxima época, a Supertaça António Livramento, que será disputada pelo SL Benfica e o novo campeão nacional, AD Valongo.

No final, a festa foi encarnada!

Carlos Lopez, Miguel Rocha e João Rodrigues posaram
para a foto com o tão desejado troféu.

"Quiz" do Hóquei em Patins, você sabe tudo? Confirme...