quinta-feira, agosto 18, 2011

Estudos revelam curiosidades..

Recentes estudos biomecânicos feitos pela FEUP descobriram avaliaramm o comportamento dos atletas com base em filmagens a alta velocidade, mais tarde reproduzidas por uma máquina simuladora. Estes estudos incidiram até agora com mais importância no FC Porto e no Infante Sagres.

O que é certo é que entre os "azuis e brancos" dois atletas chamaram mais a atenção, são eles Reinaldo Ventura e Rafael Costa "Rafa". Reinaldo Ventura surpreendeu os engenheiros devido ao seu potente remate e o jovem "Rafa" devido à perfeição do remate, é verdade!! Reinaldo Ventura chega aos 136 km/h.. (!)


"Um júnior produz uma velocidade de 93/94 km/h, um jogador mais maduro os 100 km/h, mas no FC Porto todos estão acima dos 110 km/h, embora só Reinaldo Ventura remate a 136 km/h e Pedro Gil, que é muito bom nos penáltis, ande perto. Rafael Costa tem um remate soberbo, pois, ao manter sempre a bola encostada no stick, em aceleração, tira maior rendimento da sua força"
, estas foram as palavras de Mário Vaz dizendo ainda que "Em Espanha, fazem um concurso que se chama All Star, em que põem um radar e medem a velocidade da bola nos penáltis. Foi aí que nos inspirámos e devo dizer que Jordi Bargalló (do Liceo da Corunha) remata a 130 km/h."

O principal objectivo destes estudos da FEUP é atrair ao hóquei o interesse dos investigadores do desporto, mas também no intuito que os treinadores se inspirem nestes dados para treinarem melhor a explosão, aceleração, potência ou controlo e ainda para se chegar à personalização do material em função das características biomecânicas do atleta.

"Quiz" do Hóquei em Patins, você sabe tudo? Confirme...