sexta-feira, outubro 08, 2010

Curiosidade, a história do patim

Pode haver gente que goste muito de hóquei, e que até acha engraçado o facto de andar sobre rodas, mas nunca perguntou porquê nem como ou quando...

Inventor do primeiro patim, Joseph Merlin, e o patim por si inventado...


Para muitos se calhar não interessa, mas, vamos explicar:


1710 data em que os estudiosos dizem ter descoberto, em algumas crónicas, que o inventor do Patim foi um inglês de nome Garcin.

1750 ou 1760 (meados do século XVIII), o belga Joseph Merlin inventa o Primeiro Patim de Rodas em Linha, sem possivelmente imaginar, que ao possibilitar a patinagem sobre rodas, viria a dar origem ao HÓQUEI EM PATINS.

1819, em França (Paris), aparecem os primeiros patins equipados apenas com uma roda, que, embora de diâmetro menor, era do tipo «bicicleta».

1825, surgem os primeiros patins de rodas (com 3 rodas) na Áustria (Viena).

1840, na Alemanha, aparecem vestígios dos primeiros patins.

Muitas e lentas haviam sido as tentativas, os trabalhos e o interesse em melhorar o patim de Merlin, que apenas permitia a patinagem em frente e a execução de uma pequena e larga curva. Com a invenção do "Jogo Elástico", as possibilidades, o desenvolvimento, o interesse e a beleza dada à patinagem foram Inacreditáveis.


1873, em Portugal, teriam aparecido os primeiros patins de rodas que pertenciam à Rainha D.Maria Pia, que em Mafra (são bem conhecidos e famosos os corredores do Convento de Mafra) se exibiu neles e se julga terem sido trazidos de Paris por Madame Daupiás.



"Quiz" do Hóquei em Patins, você sabe tudo? Confirme...