sábado, junho 19, 2010

Curiosidade: Tipos de Hóquei

O Bandy

O Bandy é um desporto colectivo de Inverno, no qual uma bola de borracha/plástico é jogada com um stick (o guarda-redes é o único jogador que não o usa). As dimensões das balizas são semelhantes às do Hóquei em Campo. Pode considerar-se esta modalidade como antecessora do Hóquei em Gelo. O Bandy é praticado ao ar livre, num campo plano de gelo (os atletas usam patins - com lâmina), e tem bastantes regras semelhantes às do futebol, além das dimensões da pista. As maiores potências desta modalidade são a Noruega, Suécia, Finlândia, Rússia e Canadá. É o único desporto olímpico de Inverno reconhecido pelo COI que não está incluído no calendário actual dos Jogos Olímpicos de Inverno.

Ringette

Ringette é um desporto colectivo "inventado" na década de sessenta do século passado, no Canadá, sendo uma variante do Hóquei em Gelo, que é praticada nos mesmos recintos (ou específicos), mas sem disco, com um anel. O anel (ring) é movido por um stick (sem a curvatura tradicional - excepto o do guarda-redes) e deve ser introduzido na baliza, obviamente, da equipa adversária. As parecenças com o Hóquei em Gelo são imensas, desde o piso de gelo, patins e restante equipamento, até ao número de jogadores em pista para cada equipa (seis, incluindo o guarda-redes), apesar de ter regras muito próprias, como tempo de ataque. Esta modalidade é praticada em países como França, Canadá, Suécia, Finlândia e Estados Unidos da América. Canadá e Finlândia repartem triunfos em campeonatos do mundo - este desporto não é olímpico.


Hóquei de Rua

O Hóquei de Rua (conhecido em inglês como Street Hockey) é uma das variantes do Hóquei em Gelo, onde os jogadores, fãs de hóquei, tentam reproduzir o jogo - na rua, portanto. É pouco popular nas regiões mais quentes da Europa mas nos Estados Unidos da América e Canadá é bastante praticado - durante o verão. Os jogadores escolhem se jogam com ou sem patins (o espaço e piso - bem como a habilidade - também são determinantes), e, no lugar do disco, geralmente usa-se uma bola de borracha. Não é controlado por nenhuma federação e como qualquer desporto de rua, não tem regras fixas. Cada localidade específica joga da sua forma. Adaptam-se as técnicas e normas dos "hóqueis" oficiais, a partir de um determinado tipo de hóquei localmente mais popularizado, que pode ser em Campo, em Linha, em Gelo ou mesmo em Patins...

Floorball

O Floorball é uma modalidade indoor praticada por duas equipas de cinco jogadores de campo (com sticks - leves, de plástico) mais um guarda-redes (sem stick) e uma bola (de borracha/plástico)... E balizas, claro! - ver materiais nas fotos. É uma espécie de "hóquei sem patins", na verdade, assemelha-se muito mais ao hóquei patinado do que ao Hóquei de Sala. Cada equipa pode ter um total de 22 jogadores (2 guarda-redes e 20 jogadores de campo), por forma a constituir 4 grupos (linhas) de 5 jogadores cada. Podendo fazer confusão, segue-se a explicação: trata-se de uma disciplina desportiva extremamente rápida e dinâmica, onde a coordenação entre os elementos da equipa é necessária para que cada linha em campo dê não só o seu máximo como também, a quando da substituição, tenha a eficiência necessária, na medida em que as substituições, normalmente, se efectuam durante o normal decorrer do jogo - como no Hóquei em Patins.
A aceitação deste desporto confunde-se um pouco com a sua história. Foi "modificado" pelos suecos, nos anos 70, para a forma como é hoje praticado. Suécia e Finlândia dominavam o desporto, contudo, a sua crescente aceitação tem feito surgir no panorama da modalidade outros países muito competitivos, como seja a Suíça, República Checa ou Dinamarca. Em Portugal, o Floorball não é muito conhecido, nem se encontra associado a alguma federação.

Hóquei de Sala

Hóquei de Sala é a transposição do Hóquei em Campo ("sem patins") para os pavilhões (indoor). As regras são praticamente as mesmas (e os materiais também: bola, sticks...). A pista (imagem ao fundo) tem, normalmente, 20 metros de largura por 40 metros de comprimento e é feita de madeira ou de resina sintética - no fundo, como no Hóquei em Patins; a área é composta por um semicírculo que dista, no centro, 9 metros da baliza. As balizas são semelhantes às do Hóquei em Campo: 2 metros de altura por 3 metros de largura e o mínimo de 1 metro de profundidade. Cada equipa, em campo, é composta por 6 jogadores (5 jogadores e 1 guarda redes) mas pode ter um total de 12 atletas. O jogo é composto por dois tempos de 20 minutos (em alguns países, como Portugal, Alemanha etc... o tempo, a nível de competição interna, é de 25 minutos cada parte). Nesta modalidade, os jogadores não podem bater a bola (sticar), mas somente puxá-la, desviá-la, ou empurrá-la, e também não podem levantá-la, excepto na área e com a hipótese de marcar golo. Não existem reposições de linha lateral já que são usadas tabelas, que fazem parte integrante do jogo - como na variante patinada.
Em Portugal, o Hóquei de Sala tem atletas de grande qualidade, está relativamente bem "implantado", tendo a AD Lousada e AA Espinho participado na Taça dos Campeões Europeus. O Lousada é o clube português com mais títulos conquistados nesta variante, em todos os escalões. Em seniores femininos, o Dramático de Cascais venceu sete campeonatos nacionais consecutivos e, ainda, uma Taça dos Campeões Europeus.

Hóquei em Campo

O Hóquei em Campo é uma modalidade desportiva praticada por duas equipas de 11 jogadores, que difere bastante do Hóquei em Patins - até por ser modalidade olímpica (desde 1908). Um jogo divide-se em duas partes de 35 minutos, com 10 minutos de intervalo, e disputa-se num campo de relva sintética, onde o objectivo é colocar a bola (de plástico, com 7,5 centímetros de diâmetro e 160 gramas de peso), através de um stick, na baliza (3,66 metros de largura por 2,14 metros de altura) do adversário. O campo tem, normalmente, 91,40 metros de comprimento por 55 metros de largura (ver imagem ao fundo), quase um campo de futebol, que aliado ao número de jogadores (11 por equipa) e equipamentos, e, até, às regras, acaba por tornar o jogo "um pouco semelhante" ao "desporto rei". Mas quando a bola sai pela linha de fundo, mesmo que defendida pelo guarda redes, não é marcado canto a favor da equipa que ataca, mas sim bola de saída para a equipa que defende, já que o canto quando é marcado pune uma falta dentro da área, ou então uma bola jogada de propósito para fora por um defesa.
O Hóquei em Campo foi "criado" pelos ingleses, em finais do século XIX, não sendo de estranhar que as colónias britânicas Índia e Paquistão, durante o século XX, fossem as grandes potências na modalidade. Porém, hoje o desporto é popular nos cinco continentes e, se considerarmos que ele é também um desporto largamente feminino, encontram-se algumas nações que se sobressaem: Holanda, Austrália, Argentina, China e Alemanha.
O Ramaldense é, actualmente, ao nível de todo o desporto federado em Portugal, a equipa com mais títulos nacionais (33). Várias outras equipas portuguesas têm também obtido bons resultados nas competições europeias, destacando-se a vitória da AD Lousada na Taça dos Vencedores das Taças Europeias. Na última época, o vencedor do campeonato nacional seniores masculinos e femininos foi a AD Lousada. Esta equipa tornou-se, nos últimos anos, o melhor clube português, culminando com vitórias nos campeonatos nacionais de Hóquei em Campo e Hóquei de Sala (indoor) em seniores masculinos e femininos (2007/2008), tendo já arrecadado o título de indoor de 2009.

Hóquei em Gelo

O Hóquei em Gelo é um desporto olímpico (ao contrário do Hóquei em Patins) praticado entre duas equipas de seis jogadores (guarda-redes incluído), onde os atletas e árbitros calçam patins. Os jogadores patinam no gelo e usam sticks para movimentar um disco ("puck"). O objectivo do jogo (que tem 3 períodos de 20 minutos) é, naturalmente, fazer com que o disco seja colocado na baliza do adversário. Este é um dos desportos mais rápidos do mundo, tanto pelo movimento constante e rápido dos jogadores quanto pelas sticadas desferidas, que podem alcançar uma velocidade de mais de 160 quilómetros por hora. É, também por isso, um desporto muito violento e agressivo, embora pesados equipamentos de protecção sejam utilizados, diminuindo o número de lesões. O Canadá é o maior vencedor de competições internacionais de Hóquei em Gelo do mundo, como o Campeonato Mundial e os Jogos Olímpicos (de Inverno, obviamente). Foi mesmo nesta nação norte-americana que o jogo foi criado, em finais do século XIX. O desporto também é muito popular nos Estados Unidos da América, países escandinavos (Suécia, Finlândia, Noruega...), Rússia e etc... Por ser um país de clima temperado, em Portugal simplesmente não existe a prática desta modalidade desportiva, embora nos países "frios" se jogue, mesmo no Verão, em recintos (pavilhões) apropriados (climatizados) - no Inverno até há ringues ao ar livre.
As pistas têm, normalmente, 60 por 30 metros, dimensões superiores às de Hóquei em Patins - 40 por 20 metros. As balizas também são maiores (10 centímetros), têm 1,80 metros de largura e 1,20 de altura. As substituições são ilimitadas, havendo também a situação de power play, não podendo o jogo continuar com uma equipa com menos de quatro jogadores (dois de fora, no máximo, portanto). Os patins possuem uma lâmina (curvada nas extremidades) que permite ao jogador deslizar sobre o gelo, bem como curvar e travar com facilidade. O disco tem 2,5 centímetros de espessura e 7,5 de diâmetro, e é posto em acção através de um face-off, situação equivalente ao golpe-duplo do Hóquei em Patins.

Hóquei em Linha

O Hóquei em Linha é uma modalidade de patinagem relativamente recente. Com um número já elevado de praticantes, esta modalidade (praticada em recintos normalmente utilizados para o Hóquei em Patins, com as dimensões de 44×22 metros – exceptuando as competições internacionais em que se exige como mínimo 50×25 metros) é jogada com um disco ("puck"), patins em linha com três ou quatro rodas e sticks especiais. Os jogadores de campo (quatro, como no Hóquei em Patins) utilizam um stick com 150 cm e o guarda-redes um de 100 cm. Esta modalidade assemelha-se ao Hóquei em Gelo, no que diz respeito ao equipamento: as camisolas são largas e compridas, sendo numeradas de 00 a 99.
A primeira competição oficial de Hóquei em Linha, em Portugal, foi o Torneio Aberto da AP Lisboa realizado em Nafarros, em 1997/98, com as equipas de Cascais e da Buraca.
O Hóquei em Linha teve as suas primeiras competições organizadas pela FPP na época de 1998/99, com o Torneio de Loures, ganho pelo GDS Cascais/Barracudas, e com o Torneio de S. João das Lampas, ganho pela Liga de Algés/Corvos.
Na época de 1999/2000 realizou-se, pela primeira vez, o Campeonato Nacional de Hóquei em Linha, com a presença das equipas do Dramático de Cascais/Barracudas, Liga de Algés/Corvos, União Ciclista da Buraca/Blasters, Grupo Cultural Carregalense/Diabos, Castelense/Sertã, tendo sido campeão o GDS Cascais/Barracudas.

Hóquei Subaquático

Com certeza que já todos ouvimos falar em Hóquei em Campo, Hóquei em Gelo... Mas Hóquei Subaquático é uma novidade, não?! Esta modalidade joga-se numa piscina com cerca de 20 por 12 metros, com equipas de seis jogadores identificados pela touca e pelo stick - curto, com apenas 30 centímetros. Não existe bola, existe um disco que pesa cerca de quilo e meio e que está sempre no fundo do tanque. As balizas são umas calhas com três metros nas quais o disco encaixa quando é golo. Os jogadores têm que regularmente vir respirar à superfície, pois recorrem à apneia para se conseguirem manter debaixo de água. Como o jogo é feito no fundo, naturalmente, o público não o vê, são os próprios jogadores que, quando vêm à superfície, dão informações. Na impossibilidade de falarem entre si quando estão submersos, os jogadores comunicam por olhares e pelos ruídos do stick a bater no fundo.
No fundo, esta modalidade não tem mesmo nada a ver com os Hóqueis mais conhecidos mas, se quiser saber mais sobre Hóquei Subaquático, já bem conhecido em Espanha e Inglaterra, e já com algumas equipas em Portugal, passe por aqui.

Hóquei em Patins

E claro, deste não nos podíamos esquecer...
Toda a informação na barra lateral à direita.

"Quiz" do Hóquei em Patins, você sabe tudo? Confirme...